Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Prorrogado prazo de vacinação de rebanhos contra a febre aftosa até dia 10/06

Fiscal inspeciona 150 mil doses de vacinas recebidas em Balsas. Foto: Divulgação

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aprovou a prorrogação da I Etapa de Vacinação contra a Febre Aftosa no Maranhão. De acordo Portaria Nº 387, de 30 de maio de 2016, da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), a vacinação de bovinos e bubalinos, que deveria ser realizada até 31 de maio, também poderá ser executada sem penalidades ao produtor até o dia 10 de junho.

De acordo com o responsável pelo Programa Nacional de Erradicação e Prevenção contra a Febre Aftosa (PNEFA), Adriano Moura, a prorrogação foi feita após a identificação de problemas na utilização do Sistema de Integração Agropecuária (Siapec). “Esse foi o primeiro ano em que as revendas tiveram que utilizar o sistema para registrar todo o estoque e as vendas. Por isso, consideramos normal a existência de dúvidas”, explica. A Agência registrou dificuldades com a comercialização de vacinas devido ao número reduzido de estabelecimentos que haviam conseguido licenciamento pelo Mapa, antes do início da campanha de vacinação.

Os produtores que ainda não imunizaram seus rebanhos contra febre aftosa e quiserem continuar adimplentes, tem até o dia 10 de junho para adquirir e administrar a vacina. “Com esses 10 dias de prorrogação, acreditamos que as revendas que só conseguiram o registro no final da campanha poderão comercializar as vacinas, suprindo as necessidades dos produtores do estado. A nossa expectativa é sempre melhorar o nosso índice vacinal e superar o ano anterior”, garantiu o presidente da Aged, Sebastião Anchieta.

Com a portaria, o período de comprovação da vacinação também foi estendido até o dia 20 de junho. O procedimento deve ser realizado na unidade da Aged em que a propriedade está cadastrada.

Rebanhos podem ser vacinados até o dia 10 de junho. Foto: Divulgação

FONTE: Governo do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário