CASA BELA - MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS

Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

A ONARMA SE REÚNE COM TRÊS MUNICÍPIOS NO POVOADO CANA BRAVA, PARA DISCUTIR A TEMÁTICA: “SALVE O RIO MAGU”


No último sábado (05/11), aconteceu em Cana Brava, o encontro de representantes engajados na recuperação do Rio Magu. Participaram da reunião, os municípios de Araioses com representantes do “Clube Amigos do Rio Magu”, representantes de Água Doce, de Santana do Maranhão tendo como representante a ONG, Amigos do Rio Magu – ONARMA.

O encontro teve como objetivo discutir ideias para dá continuidade no projeto já iniciado, sobre a proteção da nascente em Cabeceira do Magu, o qual já está quase toda finalizada, faltando apenas umas estacas, que serão fincadas no próximo sábado, dia 12 de novembro, organizado pelos homens do Povoado São João, nas pessoas do Josué, Manoelzinho e demais membros da comunidade.

O ponto auge da discussão foi a ideia de reunir os gestores dos três municípios que fazem parte do projeto. O objetivo é marcar um encontro na nascente e depois voltar a São João para dar continuidade na conversa iniciada sobre o tema, fechando com um almoço, esse sendo organizado por Santana, visto que é o município sede do encontro. O momento tem como objetivo mostrar aos gestores a preocupação da comunidade com as condições em que nosso rio se encontra e mostrar também o que já fizemos e o que pretendemos fazer para recuperá-lo pedindo que os municípios se comprometam com essa causa. 

Uma das ideias colocadas no encontro foi a criação de agentes ambientais que fiscalizem as nascentes, evitando crimes contra a mesma. Isso será criado e o município teria que ajudar na causa. O diálogo com os gestores é para que eles entendam e se comprometam em ajudar o rio, por isso à importância de ser na nascente e que seja com os municípios participantes do projeto. 

Foi colocado também que esses profissionais precisam de capacitação, pois não adianta colocar alguém pra fiscalizar e não saber o que é isso, tem que ser pessoas capacitadas e comprometidas com a causa. Os municípios ficaram encarregados de fazer o convite aos gestores para a data do dia 19 de Novembro de 2016. Essa resposta precisa ser dada até o fim dessa semana. O mais, foram muitas ideias, mas essas vão ser colocadas no dia do encontro dos gestores. Por isso é importante que os membros da ONG ONARMA fizessem presentes nesse encontro, selar uma parceria com a prefeitura seria um grande avanço para nosso projeto.


Kalunga Braga



Nenhum comentário:

Postar um comentário