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sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Veja as dicas para controlar a ansiedade para a prova do ENEM com a Psicóloga Luana Carvalho


CONTROLANDO A ANSIEDADE PARA O ENEM


Está chegando a hora! O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) desde 2009 é a porta de entrada para quase todas as universidades e instituições públicas de ensino superior do Brasil, substituindo o tradicional vestibular, e neste ano de 2016 o exame será realizado no primeiro final de semana de novembro, dias 05 e 06.

Neste momento, tão importante na vida de qualquer estudante do ensino médio, é comum a presença de inquietações psicológicas, quer seja pela ansiedade ou nervosismo do próprio candidato, quer seja pela cobrança dos familiares, o fato é que, em ambos os casos, a situação nem sempre é absorvida da melhor forma pelo estudante.

A pressão existente na realização de todo tipo de avaliação pode servir de combustível para o estudante, fazendo-o se preparar com mais afinco, entretanto, em doses exageradas, pode gerar obstáculos entre o aluno e o resultado pretendido, qual seja, uma boa preparação para o exame e a consequente aprovação.

Diante deste tipo de situação é importantíssimo a manutenção da CALMA, pois tais problemas psicológicos, embora passageiros, podem atrapalhar – e muito – na realização do exame, o candidato pode ser acometido por fobias, pânico ou crises de ansiedade, que normalmente se exteriorizam através de taquicardia (batimentos acelerados do coração), sudorese/hiperidrose (suor em excesso), tensão muscular, tremores, entre outras características.

Além de todo o desgaste mental, tais problemas podem se somatizar (refletir para o corpo os sintomas de incômodos psíquicos), ou seja, o corpo também pode sofrer com essas crises. Pesquisas revelam que a dispepsia funcional – indigestão e dores abdominais não relacionadas à enfermidade fisiológica/orgânica – é bastante comum em meio aos vestibulandos, portanto a origem deste mal estar (físico) é totalmente emocional.

É necessário fugir de tais transtornos, haja vista que podem gerar confusões e esquecimentos na hora da prova, prejudicando toda a preparação do aluno para realização da prova, assim os candidatos devem seguir algumas dicas:


1. RECONHEÇA A ANSIEDADE

É importante reconhecer e entender que a ansiedade é normal, durante a preparação para a prova, o estudante pode ficar nervoso diante da resolução de uma questão difícil ou na elaboração de uma redação, por exemplo, a partir de então começam as características do nervosismo, as pernas ficam inquietas, as mãos suam, as unhas são ruídas, etc.;


2. MANTENHA A CALMA 

Este conselho pode parecer óbvio e até causa certa dose de impaciência no candidato ansioso, entretanto é de fundamental importância que seja cumprido, pois o nervosismo em excesso bloqueia as atividades do aluno, portanto é necessário que o candidato faça algum exercício que o ajuda na manutenção da calma, como o relatado a seguir.

. Coloque uma das mãos no abdômen e a outra no tórax, feche os olhos e inspire;

. Observando o corpo durante a inspiração, perceba o ar chegando primeiro no abdômen e depois no tórax, como se puxasse o ar da barriga para o peito, ao fazer assim seu diafragma trabalhará com mais intensidade, oxigenando com mais eficácia o cérebro;

. Repita o processo por algumas vezes, pois esta prática ajuda a reduzir a ansiedade, pois em momentos de stress a pessoa tem uma respiração mais superficial, o que lhe confere menos oxigênio, então relaxe e respire devagar, isso lhe auxiliará na manutenção da calma.


3. NA VÉSPERA

Consuma alimentos leves, de fácil digestão. Não ingira bebidas energéticas (refrigerante, café, bebidas estimulantes), pois podem influenciar o sistema nervoso, possivelmente aumentando a ansiedade.


4. NA HORA DA PROVA

Feche os olhos e faça uma meditação pessoal, relembre momentos bons da sua vida, de vitórias, respire com calma e diga para si mesmo, ESTOU PREPARA DO(A)!



Por Luana Carvalho, Psicóloga – Clínica Espaço Vida Tutóia/MA 

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